Menu fechado

Vol. 05, nº 01- 2020

Periodicidade: Mensal

Dermatologia veterinária em Foco - volume 5, nº 01- 2020 - Editorial

MERCADO VET E PET EM NÚMEROS O segmento pet e vet carece de pesquisas que revelem ou traduzam a sua grandeza de forma fiel. Poucas entidades produzem dados do setor. Uma delas, é a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), que acaba de soltar uma pesquisa mais atualizada, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas e referente ao ano de 2019. A seguir, trago alguns números que podem nos ajudar a enxergar com mais clareza algumas situações do dia a dia ou ainda dar mais perspectiva para o futuro de nosso segmento. Segundo a pesquisa, cerca de 53% dos domicílios brasileiros contam com cães ou gatos. Dentro desse percentual, 44% são habitados por cães e 21% por gatos. Há uma média de 1,72 cães e 2,01 gatos por lar brasileiro. E o Brasil deve chegar a 101 milhões de pets em 2030 – o que representa 26% de aumento em relação à 2019. De acordo com Leonardo Brandão, médico-veterinário Coordenador da Comac, gatos, em geral, são os pets de entrada (o primeiro contato de pessoas com os animais de companhia) e contam com um crescimento três vezes maior do que os cães dentro do Brasil. A pesquisa ainda revelou que os tutores de cães gastam uma média R$ 224 por mês para cuidar dos pets, entre banho, tosa, alimentação e acessórios para o animal. Já os tutores de gatos investem cerca de R$ 168 mensais nos cuidados com o pet. Sobre o segmento vet, os números também são animadores, pois cerca de 95% dos tutores de cães e gatos que participaram da pesquisa disseram considerar a saúde do pet tão importante quanto a de um membro da família. Existe também muita atenção para a saúde preventiva, porém, quase 51% dos entrevistados disseram ter reduzido tais gastos durante a crise econômica. Sobre as consultas periódicas, 34% dos entrevistados disseram que o fazem e 57% só leva o pet ao veterinário quando há algum problema. Já no caso dos gatos, 36% mantém a periodicidade de consultas ao veterinário, e 50% vão ao detectar algo errado. O veterinário segue como a principal fonte de informação sobre a saúde do pet para 87% (cães) e 79% (gatos) dos tutores. Mas a internet - sites, influenciadores e redes sociais - também é muito utilizada e vem em segundo lugar, com aproximadamente 35%.

Samia Malas Jornalista responsável

Confira nesta edição:

Avaliação do comprometimento da qualidade de vida do cão e de seu tutor em casos de dermatopatia alérgica

O presente estudo teve como objetivo coletar dados dos cães atendidos com manifestação de prurido e diagnosticados com algum tipo de dermatopatia alérgica, no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi (HOVET-UAM).

Malassesioze-Ototegumentar-260x352

Malassesioze Ototegumentar: um desafio na prática clínica

A Malasseziose ou dermatite causada por Malassezia são os termos empregados para definir a doença causada pelas leveduras do gênero Malassezia sp na pele de cães e gatos. Essa dermatose pode se manifestar na forma tegumentar ou na forma otológica (otomicose).

perigos-no-verão-260x352

Perigos do verão

Pulgas e carrapatos, leptospirose e hipertermia assombram os pets no período mais quente do ano

Expediente

A Revista Dermatologia Veterinária em Foco é um periódico on-line de periodicidade mensal que objetiva divulgar material científico na especialidade de Dermatologia em animais. O seu conteúdo aborda os diversos métodos de exames, sendo este conteúdo selecionado e gerenciado por profissionais especializados, visando a publicação de informações que contribuam para divulgação inovações na área e promover educação continuada dos leitores. Após a avaliação dos revisores científicos, poderão ser aceitos para publicação trabalhos de pesquisa, relatos de casos e revisões de literatura na área. Acreditamos que este periódico possa ser uma ferramenta importante para o crescimento da especialidade de Dermatologia veterinária, disponibilizando constantes atualizações para nossos leitores.

Diretora: Natália Miranda 
Jornalista responsável: Samia Malas – MTB: 46.656 
REDAÇÃO:  Samia Malas (redacao.editora@gmail.com) 
ARTE: Nayana Figueiredo 
DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Joyce Mayara
Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera –  19 98360-0517  – anuncie.editora47@gmail.com

CENTRAL DE ASSINANTES 
Se você possui alguma dúvida, quer comunicar mudança de endereço, renovar assinatura ou comprar algum exemplar avulso, entre em contato com a nossa Central de Assinaturas. Se você ainda não é assinante da revista Medicina Veterinária em Foco, não perca a oportunidade! Novas assinaturas e atendimento ao assinante: Fone: (19) 3236-4622 www.medicinaveterinariaemfoco.com.br •contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br

O material publicado é de inteira responsabilidade do autor. O conhecimento e a experiência do profissional são fatores determinantes para o bom resultado na prescrição de qualquer conduta clínico-cirúrgica.  É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor. Os conteúdos dos anúncios publicados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.

Somos uma equipe de mercado, buscamos levar a informação de qualidade pra você assinante, mas ainda estamos desenvolvendo nossa equipe, por isso todo feedback  é importante para a melhoria do nosso conteúdo, estamos aqui pra junto com vocês construirmos uma revista veterinária informativa, prática e útil para todos.

A revista Dermatologia Veterinária em foco é uma publicação da Editora Top.Co. Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74 Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – 13105-000 Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622

Periodicidade: Mensal
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-6463

Envio de artigos:

Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.