Menu fechado

Vol. 12, nº 03- 2022

Periodicidade: Bimestral

Dermatologia veterinária em Foco - volume 12, nº 03- 2022 - Editorial

Conhecimento: nada substitui
Desde o fim da pandemia tenho participado de alguns congressos veterinários presenciais e queria destacar, aqui, nesse editorial, a necessidade da busca de conhecimento sempre. Sabemos que a informação ou a desinformação online ocupa grande parte das horas do nosso dia, às vezes nem percebemos o tempo que gastamos com isso. Quero convidá-lo a avaliar seu tempo livre e a encaixar a busca de conhecimento na sua área de atuação, na sua profissão e criar uma rotina diária. Antes de entrar no Instagram pense em olhar por 5 ou 10 minutos conteúdos que irão agregar mais para a sua vida profissional e pessoal. Você verá que isso só vai te beneficiar. Pensando nisso, estamos aumentando o conteúdo das nossas revistas especializadas para enriquecer ainda mais seu dia a dia com informações importantes e ricas para a sua profissão. Nós, que estamos no mercado há mais tempo, precisamos sempre reciclar nosso conhecimento, e quem está se formando ou entrando agora na área veterinária, precisa mergulhar ainda mais nesse mundo. Estar sedento por tudo que há de informação na sua área fará com que atue com excelência. Conhecimento sempre, essa é a nossa luta diária, não é mesmo?

Natália Miranda
Diretora do Grupo Top.Co.

Confira nesta edição:

Considerações sobre alergia alimentar em cães

A alergia alimentar ou dermatite trofoalérgica se apresenta com grande frequência na rotina das doenças dermatológicas alérgicas, classificando-se logo após a dermatite alérgica a picada de pulgas e a dermatite atópica (Olivry et al., 2020; Salzo et al., 2009).

revista-dermatologia-veterinaria-em-foco-ed12-Síndrome-da-Pele-Atópica-Felina--(FASS)---Uma-revisão-atualizada-260x352

Síndrome da Pele Atópica Felina (FASS) - Uma revisão atualizada

Inicialmente, se faz necessária a atualização da nomenclatura mais recente da doença cutânea alérgica em felinos, uma vez que as diferentes terminologias que já foram propostas, incluindo dermatite atópica felina like, síndrome da hipersensibilidade a alérgenos ambientais e o termo em inglês “nonflea - nonfood-induced feline hypersensitivity dermatitis” (HOBI et al., 2011; GEDON & MULLER, 2018) não são mais utilizados e foram substituídos mais recentemente pelo termo FASS - “síndrome da pele atópica felina” (DOMENICO et al., 2021).

revista-dermatologia-veterinaria-em-foco-ed12-Slow-Vet-Medicine-260x352

Slow Vet Medicine, por que não?

Em 1986, na Piazza de Spagna, em Roma, houve uma manifestação liderada pelo jornalista e ativista Carlo Petrini, contra a abertura de um restaurante fast food naquele local, que afrontava a cultura culinária e gastronômica italiana, que é baseada em alimentos tradicionais e na convivência entre as pessoas desde o preparo dos alimentos no campo até seu consumo ao redor da mesa.

revista-dermatologia-veterinaria-em-foco-ed12-Existem-cães-dominantes--260x352

Existem cães dominantes?

Como identificar e lidar com cães que apresentam comportamento dominante em algumas situações

revista-dermatologia-veterinaria-em-foco-ed12-Sódio--vilão-ou-aliado-dos-cães-e-gatos--260x352

Sódio: vilão ou aliado dos cães e gatos?

Veja as diferenças do consumo desse mineral entre pets e humanos

revista-dermatologia-veterinaria-em-foco-ed12-novidades-vet-260x352

Novidades e lançamentos na veterinária

Confira as novidades no mercado veterinário!

Expediente

A Revista Dermatologia Veterinária em Foco é um periódico on-line de periodicidade mensal que objetiva divulgar material científico na especialidade de Dermatologia em animais. O seu conteúdo aborda os diversos métodos de exames, sendo este conteúdo selecionado e gerenciado por profissionais especializados, visando a publicação de informações que contribuam para divulgação inovações na área e promover educação continuada dos leitores. Após a avaliação dos revisores científicos, poderão ser aceitos para publicação trabalhos de pesquisa, relatos de casos e revisões de literatura na área. Acreditamos que este periódico possa ser uma ferramenta importante para o crescimento da especialidade de Dermatologia veterinária, disponibilizando constantes atualizações para nossos leitores.

Diretora: Natália Miranda 
Jornalista responsável: Samia Malas – MTB: 46.656 
REDAÇÃO:  Samia Malas (redacao.editora@gmail.com) 
ARTE: Nayana Figueiredo 
DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Joyce Mayara
Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera –  19 98360-0517  – anuncie.editora47@gmail.com

CENTRAL DE ASSINANTES 
Se você possui alguma dúvida, quer comunicar mudança de endereço, renovar assinatura ou comprar algum exemplar avulso, entre em contato com a nossa Central de Assinaturas. Se você ainda não é assinante da revista Medicina Veterinária em Foco, não perca a oportunidade! Novas assinaturas e atendimento ao assinante: Fone: (19) 3236-4622 www.medicinaveterinariaemfoco.com.br •contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br

O material publicado é de inteira responsabilidade do autor. O conhecimento e a experiência do profissional são fatores determinantes para o bom resultado na prescrição de qualquer conduta clínico-cirúrgica.  É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor. Os conteúdos dos anúncios publicados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.

Somos uma equipe de mercado, buscamos levar a informação de qualidade pra você assinante, mas ainda estamos desenvolvendo nossa equipe, por isso todo feedback  é importante para a melhoria do nosso conteúdo, estamos aqui pra junto com vocês construirmos uma revista veterinária informativa, prática e útil para todos.

A revista Dermatologia Veterinária em foco é uma publicação da Editora Top.Co. Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74 Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – 13105-000 Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622

Periodicidade: Bimestral
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-6463

Envio de artigos:

Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.